Powered By Blogger

domingo, 26 de setembro de 2010

Dia Nacional do Surdo!

maosdfjgh,“A voz dos surdos são as mãos e os corpos que pensam, sonham e expressam. As línguas de sinais envolvem movimentos que podem parecer sem sentido para muitos, mas que significam a possibilidade de organizar idéias, estruturar o pensamento e manifestar o significado da vida para os surdos. Permita-se ouvir essas mãos.”

Ronnice Muller de Quadros

Hoje, 26 de Setembro, a comunidade Surda comemora o Dia Nacional do Surdo...Um momento para lembrar e comemorar as vitórias até aqui alcançadas... Mas ainda faltam muitas... A descriminação ainda é grande...

Atualmente podemos perceber o quanto eles tem se unido pra conquistar seus objetivos. Estar em contato com os surdos, e com a sua cultura, é uma alegria que venho desfrutando desde 2003. É fascinante estar no mundo deles, entendê-los e ser entendida por eles é maravilhoso.

Neste período de contato com eles, como intérprete e amiga, pude perceber o encanto de algumas pessoas quando me vêem conversando com algum amigo surdo... Mas infelizmente, também notei o preconceito de outros. Não foram poucas as vezes que escutei comentários do tipo: tadinho” ele é deficiente, ou aquele surdinho ali, ou até mesmo, ele não é normal... Palavras carregadas de preconceito, que machucam, e impede quem as proferem de conhecer um mundo novo, uma cultura diferente, e pessoas tão capazes quanto às ditas “normais”... Pessoas que se dizem “normais” não deveriam rir, ou debochar diante da dificuldade do outro... [isso é ser normal??]...

Preconceitos que eles vêm sofrendo há muito tempo, mas que nem por isso os fizeram desistir de ter uma vida melhor; e eles vêm batalhando, formando associações para discutir os problemas em suas comunidades, e buscar soluções. A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é uma das conquistas da comunidade surda, pois ela já reconhecida como uma Língua Oficial Brasileira. Mas como já foi dito, ainda falta muito para ser conquistado... Mas não desistiremos... Continuaremos lutando por uma sociedade mais justa e igualitária.

Parabéns a toda Comunidade Surda!!!!

4 comentários:

Unknown disse...

Oiiii, amei o blog! Os textos estão ótimos, acredito que esses espaços devem ser usados p/ fazer quem lê refletir sobre o que está lendo e você consegue isso com seus textos. Parabéns!!!
Agora quero ver esse blog crescer a cada dia.
Que o nosso Deus continue te abençoando e inspirando sempre!
Bjs

Wellington Evangelho disse...

Os textos estão perfeitos, objetivos e bem claros quaqnto ao que vc tem passado! Acho que vc esta no caminho certo e realmente tenho amado ler o que vc tem escrito continui assim !

Odirlei Lima Carneiro disse...

Olá Márcia! Gostei da ideia, aqui poderas postar os resultados de sua pesquisa, ajudando-nos no acompanhamento desse importante trabalho!
Abração!
PS depois passa lá no meu (heheheeh)

Márcia Galvão disse...

Zeniiiiiiii...fico feliz em saber que o blog tem conseguido seus objetivos...rs...obrigada pelo carinho minha lindaa... B1, vlw pelo acompanhamentooo, rsrs...Pois é Odirlei, uma maneira bem legal essa neh?!...da pra acompanhar meus passos por aqui sim...obrigado a todos...

Postar um comentário