Ocorreu um erro neste gadget

domingo, 26 de setembro de 2010

Dia Nacional do Surdo!

maosdfjgh,“A voz dos surdos são as mãos e os corpos que pensam, sonham e expressam. As línguas de sinais envolvem movimentos que podem parecer sem sentido para muitos, mas que significam a possibilidade de organizar idéias, estruturar o pensamento e manifestar o significado da vida para os surdos. Permita-se ouvir essas mãos.”

Ronnice Muller de Quadros

Hoje, 26 de Setembro, a comunidade Surda comemora o Dia Nacional do Surdo...Um momento para lembrar e comemorar as vitórias até aqui alcançadas... Mas ainda faltam muitas... A descriminação ainda é grande...

Atualmente podemos perceber o quanto eles tem se unido pra conquistar seus objetivos. Estar em contato com os surdos, e com a sua cultura, é uma alegria que venho desfrutando desde 2003. É fascinante estar no mundo deles, entendê-los e ser entendida por eles é maravilhoso.

Neste período de contato com eles, como intérprete e amiga, pude perceber o encanto de algumas pessoas quando me vêem conversando com algum amigo surdo... Mas infelizmente, também notei o preconceito de outros. Não foram poucas as vezes que escutei comentários do tipo: tadinho” ele é deficiente, ou aquele surdinho ali, ou até mesmo, ele não é normal... Palavras carregadas de preconceito, que machucam, e impede quem as proferem de conhecer um mundo novo, uma cultura diferente, e pessoas tão capazes quanto às ditas “normais”... Pessoas que se dizem “normais” não deveriam rir, ou debochar diante da dificuldade do outro... [isso é ser normal??]...

Preconceitos que eles vêm sofrendo há muito tempo, mas que nem por isso os fizeram desistir de ter uma vida melhor; e eles vêm batalhando, formando associações para discutir os problemas em suas comunidades, e buscar soluções. A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é uma das conquistas da comunidade surda, pois ela já reconhecida como uma Língua Oficial Brasileira. Mas como já foi dito, ainda falta muito para ser conquistado... Mas não desistiremos... Continuaremos lutando por uma sociedade mais justa e igualitária.

Parabéns a toda Comunidade Surda!!!!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A Colcha de Retalhos…

colcha_retalho Pra começar mesmo, quero falar sobre uma colcha... talvez você tbm já tenha escutado alguém falar sobre ela......mas ela não é uma colcha qualquer...essa é de retalhos, sim, retalhos...

Você já prestou atenção em uma colcha de retalhos??

Bom, para composição de uma bela colcha de retalhos são necessários vários tecidos de texturas diferentes, retalhos de tecidos caros e baratos, lisos e estampados...

Estes retalhos são arrumados de forma que se ajustem para assim formarem uma bela colcha... O retalho sozinho, separado não tem beleza e nem utilidade alguma, o belo está na união das partes diversas...

Será que você consegue perceber alguma semelhança entre a colcha de retalhos e a sociedade??

Observe a sua volta, quantas pessoas diferentes, histórias diferentes, mas cheias de qualidades e potencial... Que quando se ajustam e se organizam conscientemente acabam oferecendo aos outros um novo olhar...

E aí, que tal se colocar como um desses retalhos soltos, mas prontos a se ajustarem, se reinventarem, para assim compor uma sociedade melhor?? Uma sociedade que se combine e se complete...

começandooo…


7244037.bolsa_de_estudos_ig_empregos_225_300 E hoje eu começo uma nova experiência... Escrever em meu blog... rs...confesso que não sei direito como vai ser isso...mas espero que seja legal (tanto pra mim, como pra vc q está lendo)...na verdade venho adiando a criação deste blog desde o início deste ano, talvez por medo de não conseguir colocar no papel o que penso...mas resolvi me arriscar...e para aqueles que nem acreditavam mais que eu faria o blog, mas que por muito tempo insistiram...está aqui viu Alê, Clécio e Kalleu...demorou, eu sei, mas ta aí...
O que vai ser ou como será este blog???  Não sei! Rsrs... Tenho uma idéia, espero conseguir...
Mas já agradeço a vc q está lendo agora... e peço q me ajude...como?? Deixe suas sugestões, críticas, e etc...
Então agora... “Mãos à obra”...
Ocorreu um erro neste gadget